www.burjack.com.br

Você decidiu ler toda a Bíblia em um ano? E Já desistiu?

Quando estava lendo teve aquele pensamento: “de que adianta ler, se não estou entendendo nada?”

Já leu o texto Bíblico do dia  só pra cumprir a obrigação e não atrasar o cronograma de leitura?

A leitura da Bíblia toda em um ano é o método de leitura  mais popular no Brasil. Muita gente sincera e com o coração desejoso de saber mais da vontade de Deus, que está contida na Bíblia, segue firme neste propósito. Há também, infelizmente, aqueles que só fazem isso para acumularem um número ao seu recorde pessoal.

Este não é o método que mais me agrada, e sinceramente até desaconselho quem quer começar um método sistemático de leitura da Bíblia.  Mas se você gosta e o faz, vou ajudar você a melhorar a sua leitura diária.

As maiores dificuldades encontradas na leitura diária da Bíblia

O VILÃO NÚMERO 01: Não estabelecer uma rotina de leitura. 

O VILÃO NÚMERO 02: Não estabelecer uma meta além de ler a Bíblia toda.

O VILÃO NÚMERO 03: Não respeitar a ideia completa  dos textos

Há uma série de motivos que te afastam da leitura diária da Bíblia, mas na minha experiência como pastor e como professor de teologia, há três vilões que trabalham fortemente para impedir que você acesse o texto com freqüência e qualidade.

O VILÃO NÚMERO 01: Não estabelecer uma rotina de leitura. 

Fazer a leitura quando der, no tempo que der, do jeito que der, não vai dar. Sério! É um erro comum para todos os que querem fazer a leitura diária da Bíblia negligenciar esta importante regra: “Como amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro” (Salmo 119.97) –

Porque se você não tem uma rotina estabelecida para a leitura da Bíblia com certeza você não a ama, e nem medita nela.

O VILÃO NÚMERO 02: Não estabelecer uma meta além de ler a Bíblia toda. 

Há pessoas que decidiram ler a Bíblia toda em um ano como uma meta de vida. Elas contabilizam as vezes que a leram e dizem isso com orgulho. Contudo este tipo de meta é até pecado. Ler por ler? Qual a razão disso? Vaidade?

O VILÃO NÚMERO 03: Não respeitar a ideia completa  dos textos

Quando decidimos ler a Bíblia toda em um ano, quase todos os planos de leitura que existem são feitos a partir de uma conta simples: dividem a quantidade de versículos que a Bíblia possui pela quantidade de dias que o ano tem. Mas o texto da Bíblia não é linear. Ela possui muitos tipos de literatura. Não se lê de ponta a ponta tentando achar um sentido só ao texto.

3 DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA  SUA LEITURA DIÁRIA DA BÍBLIA

burjack.com.br

como ler melhor a minha Bíblia?

Baixe agora mesmo o ebook – COMO LER, ENTENDER E POR EM PRÁTICA O LIVRO LEVÍTICO.

01: ESTABELECER UMA ROTINA DE LEITURA 
02: ESTABELECER METAS QUE VÃO ALEM DE SOMENTE LER A BÍBLIA TODA  .
03. RESPEITAR A IDEIA COMPLETA DO TEXTO

 

01: ESTABELECER UMA ROTINA DE LEITURA 

A rotina de leitura é muito importante. E rotina não se resume somente a fazer todo dia a mesma coisa. A rotina também está relacionada a outros itens que você precisa estabelecer. Algumas dessas outras coisas são:

a. Horário: definir um mesmo horário todo dia faz com que a sua mente já esteja preparada para aquele momento. Há uma predisposição para a leitura. Outra coisa importante é saber qual o horário você possui melhor desempenho. Há estudiosos que afirmam que há horários em que você está mais, digamos assim, pronto para ler. 

B. Local: definir um local de leitura é outro ponto importante. O hábito de leitura depende muito do ambiente que você decidiu ler. Geralmente um ambiente tranquilo, arejado e silencioso são os melhores. Veja por exemplo que a biblioteca é um ambiente que possui esses elementos e não é atoa que vamos lá quando queremos estudar. 

C. Versão da Bíblia:  escolha uma só versão para a sua leitura. É importante para você conseguir assimilar melhor o que está lendo. Muitas versões diferentes podem comprometer a sua compreensão do texto. Quer usar versões diferentes, use-as para comparar um texto ou espere terminar aquele livro específico para então mudar. 

 

02: ESTABELECER METAS QUE VÃO ALEM DE SOMENTE LER A Bíblia TODA.  

Ler a Bíblia toda não vai te fazer um cristão melhor. O que vai te fazer um cristão melhor e por a Bíblia toda em prática. Mas só somos capazes de por  em prática aquilo que entendemos .E para entender o que Bíblia diz, você precisa interpretar o que ela está dizendo.

A Bíblia foi escrita numa língua, cultura, tempo diferente do nosso. Ela possui estilos de literatura diferentes entre si, que foram colecionadas (cânon) com textos que distanciam um do outro em mais de 700 anos.

Existem regras de interpretação do texto bíblico (a tal exegese) que, como ciência, possui uma série de passos necessários para dar segurança a interpretação do texto.

Diante disso tudo, parece que a leitura fica inviabilizada né? Não falo algo assim em outro artigo aqui do site. Quer conferir? Veja aqui.

Por isso é preciso estabelecer outras metas importantes ao ler a Bíblia toda em um ano. E verifique de tempos em tempos se estas metas estão já sendo visíveis na sua vida.

  1. Planeje chegar ao final da leitura bíblica em um ano com uma fraqueza pessoal, se não resolvida totalmente, pelo menos já em luta contra ela. (Galaras 5.16-22)
  2. Planeje chegar ao final da leitura bíblica em um ano , fiel nos 10 mandamentos (Êxodo 20)
  3. Planeje chegar ao final da leitura bíblica em um ano pelo menos com um amigo ou amiga evangelizado (Mateus 28.18-20)
  4. Planeje chegar ao final da leitura bíblica em um ano sem ser uma vítima da ansiedade (Lucas 12.22)
  5. Planeje chegar ao final da leitura bíblica em um ano contribuindo sistematicamente para a obra missionária (2Co 8 – 9)

03. RESPEITAR A IDEIA COMPLETA DO TEXTO.

A Bíblia está indexada (separada) em capítulos e versículos. Este tipo de notação foi a melhor e a pior invenção que tivemos nas cópias dos textos.

A melhor por conta da facilidade de encontrar o texto bíblico e poder normatizar universalmente os locais dos capítulos e versos da Bíblia, isso em qualquer língua.

A pior por conta da dependência que ela criou em nós. Este tipo de notação assumiu, mas por culpa nossa, o papel de delimitador da ideia do texto. Demos a ela a função de dizer quando a ideia do texto começa e quando termina. Este tipo de notação mais erra do acerta. E aliado a isso temos as chamadas de texto (aquelas frases que ficam em cima do texto, como por exemplo: a parábola do filho pródigo – Jesus escolhe os seus discípulos).

Mas como fazer? Não há muito o que fazer. Se você escolheu algum mapa com a quantidade de capítulos que você deve ler por dia, tente não parar quando a ideia ainda não estiver concluída. Aí no outro dia você começa de onde a ideia anterior terminou.


QUER APRENDER MAIS UM POUCO MAIS?
10 coisas para lembrar quando ler a Bíblia
Traduções da Bíblia
A humanidade da Bíblia

 

QUER TER UM PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PARA O ANO TODO?
10 Planos de leitura da Bíblia em um ano
QUER LER 1 PEDRO JUNTO COM O BURJACK?
Leitura Bíblica Compartilhada I TEMPORADA

4 Comments