www.burjack.com.br

COMO PREPARAR ESTUDOS BÍBLICOS USANDO A BÍBLIA THOMPSON

Você pode turbinar os seus estudos bíblicos usando apenas os recursos da Bíblia Thompson. É muito simples! Está tudo pronto. Veja aqui como fazer.

Sabe aquele pregador famoso que você admira? Não foi da noite para o dia que ele começou a pregar daquele jeito. Pelo menos grande parte dos preletores que admiro levaram muito tempo para aperfeiçoarem na arte da Pregação.

Além disso é preciso muito conhecimento e muita ralação.

Contudo eu acredito que com um pouco de ajuda e com muito treino dá para chegar perto, ou pelo menos dá para melhorar muito o seu desempenho atual.

Você sabia que qualquer irmão ou irmã pode preparar ESTUDOS BÍBLICOS impactantes com muito pouco material de pesquisa?

A Bíblia Thompson possui muitos recursos para quem deseja preparar estudos bíblicos realmente “bíblicos”.

A vantagem desta Bíblia em relação a outras Bíblias de estudo, é que ela possui uma cadeia temática com mais de 7.000 temas exaustivos (por exemplo o tema Deus começa lá em Gênesis e segue até Apocalipse, outro exemplo é a palavra amor).

Contudo boa parte das pessoas que a possuem não sabem utilizar este recurso para preparar estudos bíblicos para serem ministrados nas igrejas que frequentam.

No final deste artigo:

😀 Você será capaz de elaborar um estudo bíblico temático.

😀 Você vai aprender a utilizar o recurso de ÍNDICE DE TEMAS EM CADEIA da sua Bíblia Thompson.

😀 Vai realmente fazer valor o investimento que fez ao comprar a Bíblia Thompson.

😀 Vai aprender como prepar um estudo bíblico temático fazendo as perguntas certas ao texto.

 

 

Por que temos tantas aulas, estudos e sermões sem teologia nenhuma, sem fundamentos bíblicos e até com heresias?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber como ler, entender e compreender o livro de LEVÍTICO? BAIXE AGORA O EBOOK 

 

Há uma série de razões  que poderíamos listar. Esta lista seria enorme. Contudo podemos listar as mais comuns:

Falta de preparo teológico;

Deficiência no discipulado;

Falta de tempo;

Falta de temor e tremor do Senhor;

 

Se essas são as dificuldades que você possui, as três primeiras eu vou poder te ajudar com este artigo. Mas a última só você pode resolver. E se eu fosse você resolveria isso o quanto antes. Aliás se quiser dar uma parada agora e conversar com o Espírito Santo a respeito seria muito bom, falo muito sério, seria muito bom mesmo. Vai por mim!

Bom, depois de orar e se acertar com o Espírito Santo vamos trabalhar?

Como eu te disse, neste artigo eu vou te ajudar a construir um estudo bíblico utilizando o recurso chamado ÍNDICE DE TEMAS EM CADEIA da Bíblia Thompson.

Eu vou fazer um passo-a-passo de como preparar um estudo bíblico que poderá ser utilizado como um sermão, estudo para jovens, adolescentes, adultos, para a EBD, Células, Pequenos Grupos, Reuniões Familiares, Núcleos de Estudos bíblicos e em todos os lugares que você conseguir espaço para pregar e ensinar a Palavra de Deus.

1º PASSO – ESCOLHER O TEMA

Neste primeiro passo vamos utilizar o recurso do ÍNDICE GERAL da Bíblia Thompson (ele fica logo após o livro de Apocalipse).

 

Índice de Temas em Cadeia

 

 

🚷 ATENÇÃO 🚷: Antes de continuar você precisa saber que nunca, em hipótese nenhuma, nenhuma vez mesmo, deveremos usar o texto como pretexto. Ou seja, você não tem autorização do Espírito Santo para falar o que quiser usando a Bíblia como uma desculpa. Lembre-se quem fala com a Igreja é o dono dela. Você é apenas o meio pelo qual a mensagem chega.

ok. Pode voltar a respirar agora 😀

Mas qual tema devo escolher?

A escolha do tema é algo muito importante porque falar aquilo que não tem nada a ver com a realidade e o momento dos irmãos tornará o seu estudo dispensável além deles não darem a você a atenção necessária. Para isso é importante você seguir alguns passos antes da escolha do tema. Vamos lá:

CONVERSE! 

Pergunte qual o tema o Senhor gostaria que os irmãos ouvissem dele. O Senhor sabe o que o seu povo precisa, e que tipo de alimento.

Evite falar somente dos temas que você mais gosta ou tem mais facilidade. Peça ao Senhor sabedoria e ele vai te conceder. 

OUÇA!

Conversando com os irmãos você vai perceber as carências que eles possuem e quais as respostas da Palavra de Deus precisam aprender. “Ouça o clamor das pessoas e você ouvirá o Espírito Santo” – Jonh Scott. 

Quando você ouve o que os irmãos estão perguntando, quais são as grandes dúvidas, você tem um ponto de partida para preparar o tema. 

OBSERVE!

Que contexto as pessoas a quem você irá falar vivem?

Que problemas elas estão enfrentando, qual a realidade espiritual delas?

Dependendo do local que você for falar, não adianta ensinar sobre os mistérios do céu, para quem não decidiu se vai aceitar a Cristo como Salvador. Ele precisa saber é das realidades do inferno primeiro.

Escolhido o tema o que fazer agora?

Para facilitar eu vou fazer um estudo a partir de um tema e aí você acompanha daí. Qualquer dúvida volte de novo aos passos ok?

Na mesma página ÍNDICE DE TEMAS EM CADEIA você terá uma lista de tópicos em ordem alfabética. Para ajudar neste passo-a-passo eu vou escolher o tema Aflições.

 

Com o tema escolhido eu observo que ele tem uma quantidade de sub-temas.

Veja os sub-temas que o tema AFLIÇÕES possui.

Dependendo do tempo que você dispõe você pode esgotar (falar de todos os sub-temas), mas eu sugiro que não faça isso.

Prepare um por um. Caso tenha mais oportunidades de falar para o mesmo público você terá a chance de iniciar uma série de estudos sobre este tema.

Se não houver chance, pelo menos você esgotou um sub-tema e deixou um gostinho de “quero mais” no pessoal.

 

Escolho um tema no ÍNDICE GERAL 

Para servir de exemplo vamos escolher um sub-tema. Eu escolhi o Provêm de Deus. Observe que em frente ao sub-tema temos um número que no nosso exemplo é 635. 

Escolhi o sub-tema “provêm de Deus que tem o número 635 como sua referência temática

Agora vamos para a parte divertida do processo: MONTAR O ESTUDO.

As montagens das cadeias temáticas boladas pelo pastor Franklin Charles Thompson em sua Bíblia, são o diferencial entre as Bíblias de estudo que temos traduzidas para o Português.

Sabendo já o tema, e o sub-tema que iremos usar como base para o preparo do nosso estudo, vamos agora utilizar o recurso seguinte da Bíblia Thompson, vamos utilizar o ÍNDICE DE TEMAS EM CADEIA. 

Vamos encontrar agora o sub-tema 635 aqui no Índice de Temas em Cadeia

Lembra do número 635? Ele é o número do sub-tema Provêm de Deus, é a partir dele que  o estudo começa a ganhar corpo.

Agora você vai nessa sessão, ÍNDICE DE TEMAS EM CADEIA, procurar pelo número 635. Esta sessão está organizada em ordem numérica. Achou aí? Na imagem abaixo você consegue saber como ele está.

Olha aí o número 635.

Depois de achar a referência você vai perceber que ele possui muitos versículos já separados pelo tema Aflições, sub-tema: provêm de Deus. São estes versículos que você vai utilizar para preparar o estudo:

 

2º PASSO – INTERPRETAR AS PASSAGENS

Oba, agora sim! Essa é uma das tarefas que eu mais gosto de fazer na vida. Ler e interpretar textos bíblicos. Puxa, você não sabe o quanto amo fazer isso. O tempo passa e eu nem vejo. Espero em Cristo que isso também ocorra com você.

Mas antes de começar é preciso que você entenda todo o processo que fizemos até agora, ok?

  1. Nós começamos perguntando ao Espírito Santo o que ele deseja falar a igreja;
  2. Daí, nós utilizamos o recurso ÍNDICE GERAL da Bíblia Thompson para nos ajudar a encontrar o TEMA. Depois de acho-lo nós decidimos que falaríamos apenas de um sub-tema dele.
  3. Depois disso, com o número referente à cadeia temática, o famoso 635, abrimos então no ÍNDICE DE TEMAS EM CADEIA para daí então descobrirmos quais são os versículos que a Bíblia Thompson traz como sendo do mesmo tema que escolhemos.

Tranquilo até agora? Vamos continuar? Eu estou firme aqui. Começamos na hora que você quiser.

Qual o segredo de interpretar textos organizados em tema?

Quando vamos interpretar textos bíblicos há uma série de regras que precisam ser seguidas e no nosso caso também há regras.

Por exemplo não poderemos simplesmente interpretar os textos isoladamente do seu contexto e nem desconsiderar que eles estão vinculados pelo mesmo tema.

Sendo assim, a  forma mais fácil e segura de interpretar os textos que estão separados por este tema é fazendo a eles as seguintes perguntas divididas três blocos:

Tabela inspirada no livro PREGA A PALAVRA DE KARL LACHLER – editora Vida Nova.

Dá para mostrar como fazer isso na prática?

Claro! Vamos lá?

Indo lá no no número temático 635, olha ele aí de novo, nós vamos ver que há 07 passagens bíblicas selecionadas.

Vamos então perguntar a cada uma delas as perguntas do quadro acima. Por exemplo:

Dt 8.15 “Reconhece, portanto, em teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor, o teu Deus.”

Vamos responder primeiro as Perguntas de Observação. 

Perguntas de observação Respostas
Quem são as pessoas envolvidas? O sujeito está oculto. Pode ser que o texto esteja falando a uma pessoa ou para toda uma congregação
O quê? Parece ser uma advertência sobre a possibilidade da disciplina de Deus gerar algum tipo de aflição.
Quando? Pelo contexto do texto no período do povo atravessando o deserto rumo à terra prometida.
Onde? Pelo contexto do texto, para o povo no deserto.

Em seguida vamos responder as perguntas de Interpretação. 

Perguntas de Interpretação Respostas
Por quê (razões)? O texto afirma que a disciplina é uma forma de Deus cuidar dos seres humanos.
O que significa (qual o sentido?) A aflição causada pela disciplina parece que não estava sendo aceita. O texto afirma que a disciplina de Deus é amorosa e cheia de misericórdia, contudo não deixa de gerar aflição.
Qual a importância (relevância)? Que a disciplina, a semelhança do que ocorre com a educação dos filhos pelos pais, é a demonstração do cuidado de Deus por nós.
Qual exigência? Reconhecer este fato no coração como verdade.

E por fim as perguntas de Aplicação

Perguntas de Aplicação Respostas
Como Funciona? Reconhecer no meu coração significa não mais lutar com a minha a mente, tentando não aceitar o fato de que o cristão também sofre. E este sofrimento pode ser a consequência do amor de Deus por nós. Que a disciplina é uma forma de amar.
Quando devo aplicar? O texto sugere que isso seja feito imediatamente. Ou seja, agora, neste instante.
Quem está incluído/excluído disso? Toda a congregação de Deus.
Por que alguém precisa aprender isso hoje? Precisamos saber a origem de nossas aflições. Nem sempre elas são causadas pelos nossos inimigos. Ela pode ter origem em algo que precisamos aprender, e que por não compreendermos logo como promover a mudança, somos disciplinados pelo Senhor de tal forma que a aflição nos leve a refletir. 

É só isso?

Opa, 90% do serviço está pronto. Os 10% que faltam agora é a forma como você vai transformar este estudo.

Para cada forma de apresentação (entrega) você vai utilizar algum recurso. Falaremos isso aqui no blog (me cobre!)


Obrigado por me permitir servir a você neste artigo. Que o Senhor lhe conceda a capacidade de propagar a sua palavra de maneira eficiente e eficaz para a glória do seu Santo Nome. Amém!

Grande Abraço

Burja

VEJA TAMBÉM:

COMO LIDAR COM O DINHEIRO E SE MANTER FIEL? 

DOIS BONS MOTIVOS PARA VOCÊ VOLTAR A LER A BÍBLIA DE FORMA MAIS SÉRIA.

03 DICAS PARA VOCÊ TURBINAR A SUA LEITURA DA BÍBLIA.

Recursos para você

Tabela para preparação de estudos bíblicos

A Bíblia usada neste estudo.

Bíblia Thompson – Editora Vida 

Livros que me ajudaram muito a escrever este artigo e que indico para por na sua biblioteca

Podcasts e Sites 

 

9 Comments

  • Muito bom! Excelentes dicas!

  • Enilson Pontes Filho disse:

    Obrigado pelo comentario e dicas importantes. Eu uso a Bíblia Thompsom…realmente é uma obra indispensável…

    • burjack disse:

      obrigado pelo comentário… Se você tiver dicas de como usa-la e querer compartilhar aqui, seria uma honra

  • Daniel Mata disse:

    Vlw pastor Guilherme.. muito bom! Obrigado!

  • dalmo disse:

    Meu amigo, simples porém bastante eficaz…. Parabéns… Sou fã da biblia thompson q tenho a última coleção dela em letra grande e basicamente é isso mesmo q vc expôs.