QUANDO UM PASTOR GRITA NUM VÍDEO DIZENDO: “NÃO TOQUES NO UNGIDO DO SENHOR” TEMOS AQUI UM BOM EXEMPLO DO QUE A DOUTRINA DA  AUTORIDADE ESPIRITUAL TRANSFORMA UMA BENÇÃO EM  ABUSO ESPIRITUAL E DÁ ESPAÇO PARA A CRIÇÃO DE UMA HERESIA COMO A TAL DA COBERTURA ESPIRITUAL. TUDO ISSO PORQUE A DOUTRINA DA AUTORIDADE ESPIRITUAL É MAU APLICADA. O RESULTADO DISSO É QUE SE  TIRA CRISTO DO CENTRO, CRIA-SE IMPÉRIOS RELIGIOSOS E GERA-SE UMA CENTENA DE DESIGREJADOS. 

Em um encontro de pastores ouço a seguinte história de um pastor. 

“ Um irmão me procurou estes dias lá no gabinete para conversar. Estava aflito com uma situação e, que seu filho estava vivendo. Ele era membro da igreja há alguns anos e sua família muito querida por todos nós. Seu filho no entanto, desviou por um tempo dos caminhos do Senhor e recentemente retornou, não na nossa igreja, mas em uma ligada ao G12. Ele participou do encontro com Deus, e agora já está liderando uma célula.  – Bom até aí tranquilo – O problema é que o  menino ia bem por lá, mas começou a ter um comportamento meio estranho em respeito ao seu pai. Foi então que o irmão soube que de agora em diante a autoridade sobre a vida dele era do seu discipulador e não mais dele, o pai, e  que também a partir daquele momento o discipulador é quem exerceria o papel de pai, pois este agora o tinha gerado espiritualmente. O discipulador já havia assumido a  condição de pai só que era necessário fazer esta “transferência” e que esta transferência precisava ser feita em um culto onde haveria um tipo de troca de paternidade diante de Deus e selado pela igreja.”

O que leva uma igreja a entender que existe transferência de autoridade?

Ou mais ainda o que leva alguém achar que é necessário autoridade espiritual?

Por que há gente que ainda se submete a permitir que outro irmão, pecador igual a ele, se comporte como seu dono e ele como uma propriedade?

Quais os perigos de uma relação de fraternidade baseada no domínio e escravidão da alma das pessoas?

AUTORIDADE ESPIRITUAL.

A intenção aqui é falar sobre o perigo que a má interpretação sobre a autoridade espiritual e a forma como Jesus deseja que você lidere e seja liderado e também a forma correta de aplicar esta doutrina.

Por isso que neste texto vou abordar os perigos que existem sobre o tema da autoridade espiritual e o danos que o seu mau uso  pode causar na igreja. Os problemas são

1 –  O abuso espiritual

2  – A construção de impérios

3 – A dependência emocional

4 – Tirando Cristo do centro da vida

TAMBÉM APONTO ALGUNS CAMINHOS:

1 – Entenda que todos somos irmãos

2 – Autoridade Espiritual existe, mas não do jeito que ensinam por aí.

3 – Faça o teste de João 13.

BAIXE O EBOOK – COMO LER O LIVRO DE LEVÍTICO E NÃO DORMIR ENQUANTO TENTA. 

O ABUSO ESPIRITUAL

A cerca de uns 20 anos eu falei com um pastor a respeito dos dias de grandes desafios para a cura e perdão para os irmãos que viveriam em igrejas com modelo dos 12 trariam para as igrejas que não estavam neste modelo. Ele deu de ombros e disse que o importante era a evangelização e ponto.

Por isso que essa ideia de que o que basta é o perdido encontrar a Cristo é a grande bobagem que a igreja faz a partir daquilo que ela entende ser o IR de Jesus.

E olha, não é só os grupos G12, M12, MDA e afins que este erro causa dano, mas também nas igrejas tradicionais.

Achar que só a evangelização cumpre o mandado de Cristo aos seus discípulos é um erro teológico gravíssimo. O mandato de Cristo envolve anunciar, batizar e ensinar. Temos deixado o ensino teológico de lado.

Esse erro doutrinário está cobrando caro hoje.

Pessoas sofreram todo tipo de abuso por conta de erros teológicos fruto do descaso com o ensino coerente das escrituras. Entre eles está a tal autoridade espiritual.

Conheço pessoas que passaram a viver em função dos seus líderes de célula, rede e da igreja. Gente que largou família e a vida social para atender os caprichos de gente que se dizia investida de uma autoridade celestial. Gente que não consegue sair deste processo de dominação por medo, dependência emocional e física. Gente que perdeu qualquer fiapo de identidade. Passaram a ser clones de seus líderes. São cosplay de seus líderes. Vestem-se iguais, falam com os mesmos trejeitos, os mesmos caguetes, a mesma entonação de voz.

Eu presenciei uma cena numa lanchonete entre um jovem discipulador e um grupo de jovens que ele cuidava (?). Lá pelas tantas ele começa a ler uma carta (sim uma carta acredita, e não faz muito tempo) de uma moça. A carta pelo que entendi foi enviada para uns dos meninos que estavam ali. Depois de ler ele me sai com essa:

“Bem Fulano, eu conversei com a discipuladora dela e chegamos a um acordo. Ela não serve para ser sua namorada, pois não tem todos os pré-requisitos que achamos ser o ideal para você”.

Não sei o que aconteceu depois, mas arrisco a dizer que ali, naquele instante eu presenciei o inicio do fim de uma jornada de fé.

Veja, esse modelo de liderança pautada pela ideia de que autoridade espiritual é um bem, um tipo de fóro especial, uma bolha, um tipo de patente espiritual,  tem gerado uma série de abusos e esses abusos gera gente fora da comunidade e gente doente.

Tanta gente que odeia igreja justamente por isso.

Gente que está por aí vagando sem frequentar uma igreja, sem experimenta a vida em comunidade, sem sentir a presença do Espírito Santo num culto de louvor ao Deus-Trino. Isso tudo porque tiveram suas almas violentadas por toda sorte de sadismo espiritual patrocinada pela falta da compreensão do que vem a ser e para que serve a autoridade espiritual.

Sendo assim o erro doutrinário que baseia a fala autoridade espiritual quando praticada por gente que abusa, que entra na vida das pessoas e com isso passa a gerencia-la em nome de uma proteção, cobertura, bolha espiritual, seguro espiritual, mata, rouba e destrói vidas inteiras. São satanás (adversários) são anticristos! Por isso muito cuidado!

CONSTRUÇÃO DE IMPÉRIOS

O medo é a arma principal para a manutenção do esquema.

Algumas igrejas se tornaram verdadeiros impérios. E estes impérios são formados e mantidos por pessoas e estas pessoas são mantidas em cativeiro pelo medo.

E o medo funciona. Principalmente se você o usa mesclado a ideia de que é necessário uma cobertura humana com reflexos na vida espiritual.

Entretanto, a pergunta que precisa ser feita é: como manter todo mundo acreditando que um líder é o enviado de Deus para sua vida, de tal forma que ele pode a qualquer tempo e a despeito da orientação bíblica passar a ser o dono de suas decisões?

A resposta é simples: Pelo uso do medo. Ele funciona.

Assim como num time, estes caras mantêm o discurso que fortalece no membro a ideia de bando, de grupo e a sensação de que neste grupo eu me encontro, me acho, sinto que sou parte de algo grande e poderoso, neste ambiente a identidade se cristaliza, há uma sensação de paz interior porque agora eu sei quem eu sou e em quem vou me espelhar para ser. Vou ser igual ao meu líder.

Para manter esse império, centralizar é importante.

Criar cadeias de comando, onde cada autoridade tem um peso segundo a patente que ela possui. Estes impérios se sustentam pelo medo.

Qual a chance de você desenvolver um câncer? Você não sabe não é? Mas se você está entre estes irmãos, se não crer na autoridade do seu líder e se submeter você vai desenvolver um câncer. Eles prometem isso. Aliás te ameaçam com isso.

E do que são feito estes impérios?

Da posse de pessoas. Você passa a ser uma possessão. Há uma fala sobre o poder da igreja e tal, o uso do “nós isso…”; “nós aquilo outro…”, mas na verdade quem desfruta do poder e do prestigio da quantidade de pessoas no “ministério” são os líderes.

Porque em lugares assim não há processos de sucessão, contabilidade da vida, clareza na contabilidade financeira da organização, conselhos estabelecidos para a tomada de decisões.  Por mais que se tenha um nome de igreja, daí a ideia de coletivo, quem manda na verdade é uma pessoa.

Isso não é uma igreja é um império.

Tudo pertence ao imperador, digo, pastor/apóstolo/bispo/missionário/ inclusive o seu direito de ir e vir.

“Para quê querer ir para outro lugar se a tua benção está aqui?”

Tendo  o Reino de Deus como um “deus” local, e o reduzimos  a penas a este grupo. Fora dele, você corre o risco de não fazer parte do Reino de Deus e na volta de Cristo você pode ficar de fora. Pra que correr o risco? Debaixo da cobertura daquele líder você estará garantido.

Tanto é que muita gente pede um tipo de liberação espiritual para se ligar a outro grupo ou comunidade.

Mudar de igreja sem a benção?

Como assim?

Criam um tipo de passaporte espiritual ou um tipo de visto espiritual que para você ter o “direito” de transitar você vai precisar da benção (carimbo).

DÍZMO, E A VIDA FINANCEIRA DO CRISTÃO – TEXTO E ESTUDO BÍBLICO PARA BAIXAR E  USAR EM SEU PEQUENO GRUPO OU CÉLULA 

03 DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA SUA LEITURA BÍBLICA

NÃO SE TRATA MAIS DO QUE A BÍBLIA DIZ, MAS DO QUE O LÍDER DIZ.

Eu dou aula, e volta e meia no meio da minha aula alguém me interrompe dizendo:

Ué, pastor, na minha igreja não é assim. Eu respondo:
Tranquilo.
Pois é pastor, o Apostolo XYpTO, fala que…. Aí ele também disse que… também que não se pode….. daí diz também que ….
certo, mas e a Bíblia o que diz?
Então, o Apostolo diz …. Apóstolo fala que….. Daí ele ensinou a igreja que …
Certo, mas e a Bíblia o que diz?
Não sei pastor. Só sei o que o Apóstolo disse…

Essa é a fala mais comum que encontro por aí. Pessoas que conhecem bem o que o seu líder acha sobre tudo, seja esse tudo correto ou não. Eles se tornam donos da revelação e de todo o entendimento dela. E qualquer um que busque duvidar disso afrontará a autoridade espiritual e poderá ser destruído por um meteoro ou uma bala perdida, sei lá.

DISCIPULO QUE VIROU FÃ

Esse é um tipo de dependência por pessoas que me assusta muito. É a pessoa que se comporta como seu irmão fosse um ídolo do cinema.

A relação não é de amizade é de fã. E como um fã ele se relaciona com o seu irmão. Sabe aquela coisa de colecionar tudo que é produzido pelo seu artista preferido?  É assim. Se ele te liga ou tem o seu número, ou dá uma curtida na sua rede social, pronto! É capaz do irmão até desmaiar.

Se desenvolve o ciúmes, a posse do outro o do que o outro representa para você. Esta pessoa passa a ser o objeto da sua adoração.

E o filtro que serviria para impedir que heresias se apoderem de sua alma, simplesmente deixam de existir. A pessoa se fecha nesta idolatria e não consegue sair dela, ela pensa: “afinal, puxa vida, são ungidos do Senhor.”

Tem gente que tatua no próprio corpo o rosto dos seus líderes. Não é brincadeira não. É sério.

CENTRALIDADE NA PESSOA ERRADA.

Há também o maldito erro de deslocar o centro da vida cristã de Jesus Cristo para o seu líder.

Creio que é aqui que a coisa chega ao seu ápice da perdição.

É quando já não se questiona mais, não se observa nada mais do que é dito. Não há preocupação que se o que está sendo falado é verdade e se é bíblico, se é ético, se Deus aprova ou não.

Simplesmente há o consumo de cada coisa produzida por este líder. Não perguntam a procedência, a qualidade e nem se é de fato para ser consumido ou descartado (reter o que é bom e descartar o que é ruim).  É exatamente neste momento que percebemos se alguém tirou Cristo do Centro e pôs outro no lugar.

E a coisa tende a ficar mais grave.

Deste ponto em diante, há um descida ao fundo do poço. Passa-se ao perigoso estilo de vida de não se ter mais o zelo em ouvir a Cristo, o Espírito Santo e o Pai diretamente por meio das escrituras, da oração, da experiência pessoal, da pregação e da vida devoção diária. Basta ouvir o que o seu líder diz.

Quando se chega ao fundo do poço da centralidade na pessoa errada, a Trindade de agora em diante fala exclusivamente pelo seu líder espiritual, ia dizer dono, mas não quero ser tão rude. Tudo que não provém da boca dele é perigoso, herético ou abominação a Deus. Por isso ele centraliza nele toda a revelação. E faz do crente seu escravo pessoal. Um dependente.

Autoridade Espiritual existe, mas não do jeito que ensinam por aí.
Entenda que todos somos irmãos
Faça o teste de João 13.

A AUTORIDADE ESPIRITUAL EXISTE!

Sim autoridade espiritual existe.

Toda a Bíblia esta repleta de textos que testificam a respeito da autoridade. Ela tem a origem em Deus, portanto toda autoridade é delegada.

Não há autoridade em si mesmo ou natural. Deus estabeleceu os tronos e os governantes, as leis e como o universo é regido. Ele é quem governa e delega autoridade a outros.

Cito dois textos clássicos: Gn 2.15 (guardar o jardim) e Mt 28.18 (pregar, ensinar e batizar).

Por isso fique atento a estes fatores, se por acaso se você está na liderança, ou é liderado ou liderada por alguém que não possui estas características abaixo, tome cuidado!

SEU LÍDER OU VOCÊ ENTENDE QUE A AUTORIDADE É PARA SERVIR O PROPÓSITO DIVINO?

SEU LÍDER OU VOCÊ SABEM QUE TODOS NÓS SOMOS UNGIDOS DO SENHOR?

O COMPORTAMENTO DO SEU LÍDER OU O SEU É DE QUEM SABE QUE O MAIOR É QUEM DEVE-SE COMPORTAR COMO SENDO O MENOR, SERVINDO O MENOR E VIVENDO PARA O MENOR?

COMPREENDE QUE A LIDERANÇA NÃO É UM DOM É UMA TAREFA?

NÃO CONFUNDE LIDERANÇA COM CAPACIDADE DE LIDAR COM PESSOAS?

CONSEGUE PASSAR NO TESTE DE JOÃO 13?

AUTORIDADE É PARA SERVIR O PROPÓSITO DIVINO

Quando Deus estabelece para alguém autoridade, ele está delegando a esta pessoa uma tarefa. Não um poder para que esta pessoa use a seu favor.

Esta delegação é para que ela coopere na realização dos seus propósitos divinos por meio da autoridade a ela conferida.

Não existe autoridade delegada para uso próprio. E quem a faz para si um instrumento de realização para seus próprios desejos, está apropriando de algo que não é sua e está desviando o propósito inicial e está PECANDO!

TODOS NÓS SOMOS UNGIDOS

A Bíblia fala que todos nós somos ungidos (1 João 2.20).

Não tem esse lance de que alguém é mais ou melhor do que alguém porque lidera. Todos somos iguais diante do Senhor.

Então somos parte de um corpo, unido e aperfeiçoado para a Glória e para servir ao Senhor para que Ele opere por meio, com, e para nós.

Portanto, quando um irmão que está na liderança e acha que está acima dos outros, que recebeu algum tipo de prêmio, ou patente que o faz ter algum tipo de privilégio, ele está no mínimo equivocado, ou mal intencionado mesmo.

O MAIOR É O MENOR.

No Reino de Deus aqueles que receberam a tarefa de liderar, assumem a posição de servos.

A autoridade deles está mais na quantidade de baldes e toalhas molhadas do que nos feitos. Se lidera de joelhos e não gritando nos púlpitos palavras de ordem.

Se lidera no piso, no chão, á frente dos irmãos e com as mãos no trabalho duro.

Se lidera amando pessoas, chorando com elas, rindo e se humilhando diante delas. Todo e qualquer desenvolvimento do líder deve colocá-lo lavando os pés dos irmãos e não numa esteira, com gente abanando e lhe servindo um suco gelado.

A capacidade de liderar pessoas não é um dom é uma tarefa.

A LIDERANÇA NÃO É UM DOM É UMA TAREFA.

A competência para liderar não é um DOM especial, é para qualquer pessoa. Ela surge quando Deus deseja que alguém execute aquela tarefa. Nem vou colocar aqui a quantidade de testemunhos bíblicos de pessoas inaptas para coordenar alguma coisa que lideraram pessoas e projetos porque Deus desejou.

NÃO CONFUNDA LIDERANÇA COM CAPACIDADE DE LIDAR COM PESSOAS.

Tem o cara que tem uma boa família e é amado por seus irmãos e tem o José do Egito.

Tem pessoas que são mais carismáticas e tem o Moisés.

Tem pessoas que estão em alto escalão e tem o Gideão.

Tem pessoas com qualidades físicas maravilhosas e tem o Davi.

Tem pessoas que possuem um alto grau de conhecimento da Lei e tem os Doze discípulos de Cristo.

E Todos eles tinham uma característica marcante: serviram.

Serviram a Deus e por isso serviram pessoas. Todo o movimento em que estavam envolvidos girava em torno do cumprimento da vontade de Deus para com os homens. Serviram a Deus e diretamente foram servos de homens.

O grande feito de José não foi se manter casto ante a cantada da mulher do seu patrão, foi ao final da sua vida ter servido a Deus e matando a fome de um tanto de gente.

Moisés era um cara eloquente. Era um príncipe, mas não tinha carisma. Sua boca era pesada (não era gagueira, era erudição) o povo não compreendia nada do que ele estava dizendo. Tirou o povo do Egito, livrou um monte de gente das mãos do Faraó. Foi usado como servo do Senhor.

O2 BOAS RAZÕES PARA VOCÊ COMEÇAR A LER A BÍBLIA AGORA MESMO. 

O TESTE DE JOÃO 13

Este teste é simples. Veja:

Jesus se reúne com os seus discípulos para juntos realizarem em particular a comemoração da páscoa. Neste momento Jesus e os discípulos tem uma conversa que pode ser vista na sua totalidade nos capítulos que se seguem até o 17. É uma conversa recheada de um clima de despedida, amizade, lágrimas, afeto, amor e simplicidade.

Bem no início deste encontro, Jesus pega um balde e uma toalha. Tira a roupa de cima, se cinge com uma toalha e lava os pés dos seus amigos. Puxa, que cena!

O universo está em suas mãos, os tronos de todo o mundo debaixo de seus pés, seus olhos podem enxergar para além da história, Ele é o Senhor que sustenta a história, nele tudo se sustenta. E ele está de joelhos, lavando os pés dos seus amigos!

O teste é simples, se o líder não se assemelha a Jesus,  e não lava os pés de seus irmãos-amigos, ele pode até ter uma autoridade delegada por Jesus Cristo, mas não a usa como ele deseja que seja usada, é um usurpador, é ladrão, rouba, mata e destrói. É um mercenário e não um bom pastor, como bom pastor é o Senhor que lhe delegou o serviço.

Não creio que autoridade espiritual tenha a ver com mandar, ser servido, ser atendido nas suas carências, no exercício do poder. Acredito numa autoridade espiritual que te põe de joelhos servindo seus irmãos-amigos.

A autoridade espiritual não é um tipo de selo que impõe aos irmãos para que estes lhe sejam dominados. A autoridade se estabelece pelo serviço, pela humildade e pela entrega em favor dos irmãos-amigos. Não se dá pela força ou pelo poder, se dá pela amizade, afeto, pelo serviço e amor.

QUER UM ESTUDO SOBRE O DINHEIRO E A VIDA CRISTÃ PARA VOCÊ UTILIZAR NO SEU PEQUENO GRUPO?

baixar o estudo bíblico

Que Deus te abençoe.

Se quiser falar sobre o assunto, entre em contato.

burjack@gmail.com

Whatsapp +34 658 74 64 20

Ou por aqui mesmo.

2 Comments